Qi Gong (Chi Kung)

Chi Kung 4

Em meados de 502 – 507 D.C., durante a dinastia de Ling, devido ao adoecimento de vários monges por causa de longas horas de meditação, surgiu o Yin Jin Jing (Qi Gong dos músculos e tendões). Em seguida o método “oito peças de brocardo” (Baduanjin) foi inventado com o objetivo principal de fortalecer a saúde dos soldados, acreditando-se também que foi nessa altura (1271) que surgiu o Tai Chi Chuan.

O Qi Gong ao longo dos tempos foi-se desenvolvendo e adquirindo importância que tinha como direito. Hoje em dia, a sua prática tem ultrapassado as fronteiras da China, tornando-se objeto de estudo em diversos países.

No Japão esse método é utilizado nas escolas, com o objetivo de melhoramento do aproveitamento intelectual dos alunos, como em fábricas, buscando o aumento da produtividade e o senso de coletividade entre os trabalhadores. Desta forma conseguimos ver que esta prática pode atuar em diversos campos alcançando objetivos diversificados.

0_0_0_0_482_336_csupload_35094754

Objetivos do Qi Gong

É possível tonificar os músculos, fortalecer os ossos, atuar sobre os órgãos internos, melhorar a postura e o equilíbrio. É capaz de atuar sobre a flexibilidade e desenvolver a coordenação possibilitando as pessoas de aplicá-las nas tarefas do dia-a-dia. A nível fisiológico equilibra a pressão arterial, aumenta a capacidade respiratória, melhora a imunidade, as funções digestivas e consegue diminuir a frequência cardíaca e repouso.

A nível emocional o Qi Gong traz benefícios cientificamente comprovados na medida em que a prática induz efeitos de melhoramento da ansiedade, a raiva, a depressão e o medo, aumento da sensação de felicidade, vitalidade e paz.

Esses efeitos acontecem devido a atuação no Sistema Nervoso Central e pela liberação de “neurotransmissores da alegria” como a serotonina, dopamina e diminuição na liberação de “neurotransmissores de tensão” como é o caso da adrenalina.

A nível emocional a prática induz clareza de pensamentos, melhoria na capacidade de planejamento, e memória e a nível espiritual o Qi Gong é uma ótima ferramenta que abre portas para a compreensão de quem somos de verdade.

Na verdade, a prática de Qi Gong tem seus efeitos, contudo estes devem ser planejados e aplicados de uma forma correta de acordo com os objetivos previamente estabelecidos.

chi_kung

Segue abaixo uma monografia sobre o Chi Kung, em pdf, para download.

Qi Gong.pdf (1,6 MB)

Veja o vídeo abaixo sobre emagrecer com o Chi Kung:

Leia mais: http://www.seusolhos.net/medicina-complementar/qi-gong-chi-kung-/

CURSO COMPLETO DE QI GONG (EM ESPANHOL)

Leia mais: http://www.seusolhos.net/medicina-complementar/qi-gong-chi-kung-/

_______________________________________________________________________________________________

Quigong dos portais de energia

http://www.energyarts.com/pt-br/qigong-dos-portais-de-energia

Energy Gates TM Qigong (Qigong dos Portais de Energia) é um sistema de auto-cura de qigong (chi kung) originário da China. Conhecida há mais de 3.000 anos, esta prática de Qigong é para aqueles que levam a sério a aprendizagem de Tai Chi, Qigong ou qualquer forma de trabalho energético.

Qigong dos Portais de Energia é uma parte central do programa de Qigong Energy Arts porque ele ensina os fundamentos de como ativar e utilizar o chi, sua energia de força vital, para melhorar a saúde, reduzir o estresse e reverter os efeitos do envelhecimento.

O Qigong dos Portais de Energia irá ajudá-lo a integrar e praticar os componentes da força interna, conhecidos como Neigong, tais como:

  • Respiração
  • Alinhamentos e distrubuição de peso nas pernas e nos pés
  • Ativação da coluna vertebral e
  • Dissolução.

Você não vai encontrar um conjunto de exercícios de Qigong que seja mais eficiente para acessar o seu poder interno, liberando seus nervos e melhorando sua energia, do que aquilo que o Qigong dos Portais de Energia oferece em apenas seis exercícios.  

-Bruce Frantzis

Os portais de energia do seu seu corpo são as principais estações de retransmissão onde a força do seu chi (qi) é regulada. Muitos portais estão localizados nas articulações ou, mais precisamente, no espaço real entre os ossos de uma articulação.

O conceito dos portais de energia, originalmente elaborado pelos Taoístas, tem sido transmitido desde a China antiga. Os Portais de energia devem ser experienciados diretamente com a mente em seu corpo, porque eles são parte da energia sutil do seu corpo.

Você aprenderá a experienciar estes pontos para canalizar o fluxo de seu chi de forma a estimular o corpo sutil na maior medida possível. A primeira sessão de treinos no Qigong dos Portais de Energia é entrar em cada portal e dissolver através deles.

Existem 23 pontos principais para acessar na prática de pé:

  1. Bai hui, ou a coroa da cabeça.
  2. O terceiro olho, os olhos, o centro das orelhas e a têmpora. Também os quatro pontos da mandíbula.
  3. Onde a língua toca o céu da boca e o entalhe da garganta.
  4. A base do crânio e entre cada uma das vértebras cervicais (pescoço) até a sétima vértebra cervical na base do pescoço.
  5. De onde a língua toca o céu de sua boca até o final do esterno, em uma linha aproximadamente da largura da sua boca.
  6. Os quatro pontos do ombro.
  7. Os cotovelos.
  8. Os pulsos.
  9. As mãos (todos os pontos).
  10. As articulações onde as costelas conectam-se ao esterno, os espaços entre as costelas, as articulações onde as costelas conectam-se com a coluna vertebral, a área entre a omoplata e a coluna vertebral. Só para as mulheres: os portais dos seios (diretamente atrás dos mamilos).
  11. O plexo solar.
  12. Toda a barriga, começando na frente e dissolvendo através dos órgãos internos em direção à coluna vertebral.
  13. O tantien* e o mingmen**.
  14. Todos os pontos ao longo da coluna vertebral, desde o occipital até o cóccix, com especial atenção para o occiptal, a sétima vértebra cervical, a vértebra no centro das omoplatas, aquela na base das omoplatas, mingmen** e o cóccix.
  15. As concavidades dos quadris, os ossos pélvicos e kwa (isto é, a área dentro da crista frontal dos ossos dos quadris)
  16. O ânus.
  17. Os órgãos genitais.
  18. O períneo.
  19. Os joelhos.
  20. Os tornozelos.
  21. Os pés.
  22. Abaixo do solo.
  23. Acima da cabeça.

* Tantien é a região do baixo ventre, localizada a cerca de cinco centímetros abaixo do umbigo e no centro da área pélvica.

** Mingmen é o ponto de acupuntura localizado na curvatura lombar entre a segunda e a terceira vértebras.

O Qigong dos Portais de Energia é composto de seis exercícios sequenciais:

  1. De pé em três partes: afundando, escaneando e dissolvendo o seu chi.
  2. Cloud Hands (Mãos de Nuvem)
  3. The First Swing (O Primeiro Giro)
  4. The Second Swing (O Segundo Giro)
  5. The Thrid Swing (O Terceiro Giro)
  6. O Alongamento Taoísta da Coluna Vertebral

As técnicas do Qigong dos Portais de Energia formam a base para os aspectos de força e saúde das tradições de cura do Qigong (Chi Gung/Chi Kung) e do guerreiro Taoísta. Aprendendo e praticando, você tomará o primeiro passo mais importante para alcançar saúde e vivacidade genuínas e duradouras.

O Qigong dos Portais de Energia ensina a manter um alinhamento corporal correto, mudar a distribuição de peso suavemente ao girar o corpo e Respiração da Longevidade. Todos são conceitos básicos necessários para o desenvolvimento de uma saúde energética, o que é mais importante do que estar em boa forma física ou apenas ter boa aparência.

Estes exercícios centrais de Qigong melhoram o fluxo de chi, postura e equilíbrio, e relaxam a tensão nos músculos, articulações, ligamentos e órgãos internos. Eles também maximizam a circulação de todos os fluidos corporais, sanguíneos e linfáticos. A fluidez do chi por todo seu corpo também reforça o sistema imunológico.

O elemento principal do Qigong dos Portais de Energia é aprender a ficar de pé por um mínimo de 15 minutos por dia. Esta poderosa técnica de Neigong (Nei Gung, Nei Kung) aumenta a consciência interna, desenvolve chi dentro do seu corpo e ensina você a perceber onde seu chi está bloqueado.

No começo você aprende como escanear seu corpo por meio de sua mente, começando na parte superior da cabeça e descendo até os pés. Esta prática preliminar treina você para relaxar internamente e sentir seu corpo.

Com o tempo e a prática, você progride e pode usar a intenção da sua mente para dissolver chi bloqueado e abrir grandes portais de energia específicos do seu corpo. Você vai se sentir mais vivo assim que seu chi começar a circular mais livremente.

Mãos de Nuvem é um movimento lento que ensina você a mover os braços, pernas, cintura e torso de forma contínua e suave, e de uma maneira integrada e coordenada, quando você gira e muda a distribuição do peso nas pernas. Este movimento conecta a energia do seu corpo inteiro à sua coluna vertebral.

Os Três Giros do Qigong, chamados swai shou em chinês, reforçam os fluxos principais de chi no corpo, particularmente nos órgãos internos e o que a medicina chinesa chama de “três exterminadores” do chi no corpo: o tantien* superior, o médio e o baixo. Os giros abrem as articulações dos quadris, joelhos, tornozelos, ombros, cotovelos e dedos.

  • O Primeiro Giro tem a função principal de abrir o chi dos órgãos internos inferiores, a área urinogenital, estômago e intestinos.
  • O objetivo do Segundo Giro é energizar e fortalecer os órgãos internos médios, incluindo o baço, fígado, estômago, pâncreas e glândulas, tais como as renais.
  • O Terceiro Giro trabalha os órgãos internos superiores (o coração e os pulmões) e energiza o cérebro. Ele também acrescenta elasticidade às vértebras, para que abram e fechem com maior facilidade. Ele também abre a rotação das articulações dos ombros, pescoço, quadris e kwa. Em geral, ele treina seu corpo para relaxar e soltar-se quando comandado a tal.

Exclusivo ao Taoísmo, o alongamento da coluna vertebral permite que você dobre e alongue suavemente cada vértebra desde a parte posterior inferior da coluna vertebral, seguindo na direção superior, e curvando-se para cima enquanto alonga cada vértebra da frente da coluna vertebral.

Além de tornar a coluna vertebral mais flexível, o alongamento da coluna vertebral começa o processo de ativação total do chi da coluna vertebral e do cérebro, o que é essencial para todas as práticas avançadas de Qigong (Chi Gung/Chi Kung).

Desde sua publicação em 1993, Abrindo os Portais de Energia do seu Corpo (Opening the Energy Gates of Your Body) inspirou milhares de pessoas a iniciarem a prática de Qigong.

Na China, Qigong e Tai Chi são exercícios populares praticados por centenas de milhões de pessoas. A maioria começa a aprender Qigong e Tai Chi depois dos 50 anos de idade, quando os efeitos do envelhecimento e anos de estresse começam a revelar-se.

Qigong Abrindo os Portais de Energia do seu Corpo (Opening the Energy Gates of Your Body Qigong):

  • O livro ensina, sistemática e progressivamente, a assumir o controle de sua saúde, sentir-se melhor e criar uma base sustentável para qualquer tipo de prática de Qigong e de Tai Chi.
  • O conjunto de dois CDs  irá levá-lo através de uma sessão de prática guiada liderada pelo mestre de Qigong Bruce Frantzis.
  • O pôster de parede é ótimo para ser usado como uma referência visual rápida.
Às vezes um contratempo pode fazer você entender o que tem valor e o que não tem. Eu  vinha lutando uma batalha judicial intensa com efeitos devastadores no meu negócio e na minha saúde. Tive que enfrentar a necessidade de começar do zero novamente, já bem tarde na vida. Não podia fazer nada a respeito do tempo e dinheiro perdidos; no entanto, eu podia fazer alguma coisa em relação à perda da minha saúde. Graças a Deus pelo Chi Gung!
Esta técnica me ajudou a reduzir meu estresse e ansiedade, o que me permitiu manter uma perspectiva interior balanceada e calma. Usando técnicas relativamente simples, como a Respiração da Longevidade, juntamente com técnicas mais avançadas, como Deuses Brincando nas Nuvens, Abrindo os Portais Energéticos, e o método de meditação Taoísta da água, descobri no chi gung um aliado extraordinário para o fortalecimento e manutenção da minha saúde e bem-estar geral.
Paul D. Keller – Newberg, Oregon – Estados Unidos

_______________________________________________________________________________________________

Deixe um comentário